Modelando um personagem cartoon no Blender 3d

O curso Modelando Personagem Cartoon no Blender é especifico sobre modelagem para animação e questões técnicas e estéticas envolvidas nesse processo.

 

modelando personagem cartoon no blender

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O curso possui 10 módulos e em torno de 8 horas de duração.

Confira os 10 módulos do curso

01 Blocagem de Formas

Nesta primeira etapa do processo vamos trabalhar a estrutura do personagem, usando objetos primitivos, como esferas por exemplo, e vamos blocar as principais formas do modelo. Levando em consideração fatores como silhueta, proporção e anatomia básica do personagem.

02 Esculpindo Detalhes


Na etapa de sculpt, vamos juntar todos os objetos usados na blocagem em uma só mesh e começar a trabalhar os detalhes. Nesta epata o personagem começa a ganhar "vida" e uma anatomia mais trabalhada. O resultado dessa etapa servirá como base para fazermos a retopologia.


03 Retopologia da Cabeça


Nessas etapa vamos fazer a retopologia da cabeça utilizando ferramentas como Retopoflow e Add-ons nativos do Blender. Criando uma topologia limpa e levando em consideração os principais loops necessários para animação facial do personagem. 

04 Retopologia do Corpo


Dando continuidade, nesta etapa vamos fazer a retopologia do corpo, também utilizando o Retopoflow e Add-ons nativos do Blender. Vamos produzir uma topologia limpa e cuidando para que partes articuladas tenham os loops necessários para uma deformação adequada nas articulações. 

05 Retopologia da Mão


Na quinta etapa faremos a retopologia da mão, vou compartilhar algumas dicas que como tornar o processo de modelagem da mão mais simples e eficiente. Vamos produzir uma topologia limpa e apropriada para animação das mãos.

06 Retopologia do Cabelo


Nesta etapa será feito a retopologia do cabelo, esse processo vai ser mais simples comparado ao restante do corpo. Porém vamos continuar cuidando para construir uma topologia limpa e consistente com o restante do modelo.

07 Retopologia Refinamento


Após o termino da retopologia, nós iremos fazer um refinamento na modelagem, revisando a topologia do modelo e adicionando os detalhes que estavam faltando.

08 Modelagem Roupas


Com a modelagem pronta e revisada, iremos modelar as roupas do personagem. Vamos modelar a camiseta, shorts, meias e tênis utilizando o modelo final do corpo do personagem. Dessa forma teremos uma deformação mais consistente com a meshdo corpo.


09 Modelagem Dentes e Lingua


E para finalizar vamos construir a parte interna da boca do personagem. Modelando os dentes a língua, deixando assim o modelo completo.


10 Considerações Finais


No módulo final, vou fazer algumas considerações sobre como revisar algumas questões importantes no modelo, como finalizar o modelo tanto no Blender ou caso haja a necessidade de exportar para outro programa. E também vou mostrar como organizar e nomear o arquivo antes de enviar para um cliente.
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